Authentic Brands

Home / Notícias / Authentic Brands

As marcas mais autênticas segundo os brasileiros

Levantamento faz parte do estudo Authentic Brands 2017, divulgado pela Máquina Cohn & Wolfe, e identifica pontos-chave de autenticidade de marcas e percepção de autenticidade pelo consumidor

A edição de 2017 do Authentic Brands Global 100 divulgado pela Máquina Cohn & Wolfe no Brasil traz a Apple na liderança do ranking de marcas mais autênticas segundo a percepção dos consumidores brasileiros. A rede de franquias de cosméticos e perfumes O Boticário, que figurou no topo da lista no ano passado, ficou em 4º nesta edição, atrás da fabricante do iPhone, Google e da Mercedes Benz. O estudo é produzido globalmente pela agência de PR Cohn & Wolfe, uma das maiores agências globais de comunicação e parte do Grupo WPP.

“A pesquisa mostra como as empresas conseguem atrair os consumidores por meio da autenticidade, tanto na forma como se comportam como na que se comunicam. Analisando o estudo, é possível perceber que os consumidores procuram produtos de empresas que criam relacionamento com eles de uma forma simples, espontânea e bastante inovadora”, diz Marcelo Diego, CEO da Máquina Cohn & Wolfe, uma das maiores agências de comunicação integrada do Brasil e braço da Cohn & Wolfe no país.

Completando o Top 10 brasileiro, estão a Microsoft, Adidas, Johnson & Johnson, Dell, Natura e Samsung, pela ordem.

O levantamento deste ano mostra que marcas brasileiras perderam espaço entre os 10 primeiros colocados. Em 2017, O Boticário e Natura, em 4º e 9º lugares, são as únicas representantes do país na lista. No ano passado, além das duas, Brastemp e Bombril também faziam parte do top 10.

Em 2017, o Authentic Brands Global 100 entrevistou 15 mil consumidores de 15 países e avaliou mais de 1400 marcas no mundo todo. A metodologia examina o papel da autenticidade nos negócios, atributos associados com uma marca autêntica e o impacto desta qualidade no comportamento e atitude dos consumidores, investidores e empregados.

No ranking global, as marcas de tecnologia ocupam as cinco primeiras colocações. O primeiro lugar ficou com a Amazon, seguida pela Apple, Microsoft, Google e Paypal, respectivamente. O segmento representou 70% do top 10 global.

Metodologia

O estudo Authentic Brands de 2017 é resultado da combinação de pesquisas primárias e secundárias, mensurando mais de 200 marcas globais observadas durante período de dois meses (maio a junho de 2017) nos seguintes países: Alemanha, Brasil, Canadá, China, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Itália, Reino Unido, Singapura e Suécia.

A lista completa das 1400 marcas inseridas na pesquisa neste ano foi baseada na análise dos relatórios: 100 Most Valuable Brands da BrandZ; 100 Most Valuable Brands da Forbes e RepTrak® 100 Most Reputable Companies, do Reputation Institute. A Cohn & Wolfe também consultou o BrandAsset® Valuator (BAV), do Grupo Y&R, também integrante da WPP, para determinar quais marcas deveriam ser incluídas nas pesquisas de cada país, baseando-se na familiaridade regional.